Minha Sacola
Sacola Vazia

Vitaminas

Filtrar

Devido à rotina cada vez mais acelerada, é quase impossível nos alimentarmos corretamente. Mesmo quando somos disciplinados, algum nutriente fica para trás em meio às nossas refeições. Por esse motivo, os suplementos vitamínicos são uma excelente opção para suprir a demanda do organismo.

 

Vitaminas

É comum as pessoas associarem o consumo de vitaminas com uma vida saudável. No entanto, por incrível que pareça, essa noção é raramente colocada em prática. Pelo mundo inteiro, cerca de 2 bilhões de pessoas apresentam alguma carência nutricional por conta da falta desses compostos no organismo.

Incorporar um bom composto vitamínico à alimentação é o mesmo que manter todo o corpo em pleno funcionamento. Por isso é importante saber o que são as vitaminas, como tomá-las e porque são tão necessárias a qualquer pessoa que busque por uma vida longe de doenças.

 

O que são vitaminas?

Existem certas combinações de elementos orgânicos que são chave para o bom funcionamento do organismo, mas que o corpo não é capaz de sintetizar sozinho. Tais compostos devem ser ingeridos já sintetizados. Isso são as vitaminas.

Elas são predominantes em alimentos, tais como frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, leguminosas, cereais, leite e derivados. Quem tem carência desses nutrientes sofre de uma condição chamada hipovitaminose. Já as pessoas cujo organismo possui ausência total passam pela avitaminose. Ambas as condições são ruins.

Há muitas espécies de vitaminas, logo é importante fazer a maior divisão entre elas e depois dividi-las em subgrupos a fim de explicar os benefícios de cada uma.

Lipossolúveis

A palavra “lipo” quer dizer “gordura”. Isso significa que essas vitaminas se dissolvem na gordura do nosso corpo. Aqui encontramos as vitaminas A, D, E e K.

Hidrossolúveis

Como o próprio nome sugere, as vitaminas desse grupo são solúveis na água presente dentro do corpo. Na prática, elas não permanecem muito tempo no corpo após a ingestão, pois são excretadas rapidamente, em geral na forma de urina. As vitaminas C e do Complexo-B estão nessa divisão.

De forma a entender melhor a função das vitaminas, é necessário detalhá-las. Afinal, cada uma delas corresponde a uma determinada utilidade em nosso organismo.

 

Vitaminas: para que servem?

De suma importância para o metabolismo e bom funcionamento de todos os sistemas do corpo, as vitaminas devem ser incorporadas à alimentação. Elas promovem o bem-estar e o equilíbrio do corpo.

É um erro olhar para o formato dos comprimidos e das cápsulas e associá-los com remédios. Vitaminas não são remédios, mas sim “ajudantes externos” que devemos consumir para que nosso corpo responda ao seu uso com plena saúde.

Aliás, os motivos por trás do consumo desenfreado (e absolutamente não recomendado) de medicamentos para dores do dia-a-dia é a nossa negligência no que diz respeito ao estado nutricional do corpo. Quem toma vitaminas da forma correta sabe que, no fim das contas, previne dores e adoecimentos.

 

Quais são os benefícios das vitaminas?

Agora que compreendermos o aspecto geral que define a função das vitaminas, é hora de entender os benefícios de cada uma, de forma rápida.

Vitamina A

Uma das mais importantes, também chamada de retinol, faz parte do revestimento dos pulmões, da retina, do sistema urinário, do intestino e da pele. É extremamente importante para os olhos. A sua ausência pode levar ao problema da cegueira noturna.

Além disso, a Vitamina A está ligada ao fortalecimento dos ossos, imunização, proteção dentária e crescimento saudável dos cabelos.

Vitamina D

Conhecida por sua relação com o cálcio, esse composto atua no fortalecimento dos ossos. Porém, suas ações menos faladas (e tão poderosas quanto) são ligadas ao sistema hormonal.

A Vitamina D ajuda a equilibrar os níveis de hormônio, melhorar sintomas da TPM, prevenir infertilidade, ovários policísticos, enxaqueca menstrual e fadiga crônica.

Vitamina E

Conhecida entre os cientistas como “Tocoferol”, essa vitamina é muito importante para retardar o envelhecimento, tanto na estética quanto no funcionamento do corpo. Age contra os radicais livres que atacam as células, previne contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Vitamina K

Esse composto age como um excelente coagulante, além de ser ligado intimamente com a proteção da saúde óssea em geral. A Vitamina K ajuda tanto a combater inflamações nas articulações quanto na prevenção de fraturas.

As que foram mencionadas fecham o grupo das lipossolúveis.

Vitamina C

Antigamente, pensava-se que a vitamina C servia apenas para melhorar o sistema imunológico; muito usada para evitar e combater gripes. No entanto, hoje sabe-se que está vitamina é especial no combate às rugas, pois é importante para o desenvolvimento de todos os tecidos corporais, inclusive o colágeno.

Vitaminas do Complexo-B

Este grupo é formado por oito compostos vitamínicos, portanto não é uma surpresa a amplitude de sua ação.  São valiosas, pois atuam na transformação dos carboidratos em energia, além de auxiliar na quebra de gorduras e proteínas.

As vitaminas do Complexo-B são a verdadeira “ponte” para que todos os alimentos saudáveis que ingerimos façam efeito em nosso corpo. Não é à toa que sua carência pode levar ao cansaço excessivo, queda de cabelo, fraqueza e perda de massa muscular, dores de cabeça, memória enfraquecida e irritabilidade.

Essas são as vitaminas hidrossolúveis. Como as do Complexo-B são muitas e atuam em diversas áreas, é ainda mais difícil obter todos os seus benefícios sem o uso da vitamina.

 

Como tomar vitaminas ?

Como você já percebeu, a suplementação é uma necessidade do corpo, que por si só não sintetiza vitaminas. Além disso, nós mesmos não vamos conseguir chegar ao nível ideal somente com alimentação. A ingestão desses compostos deve ser relacionada à rotina e à praticidade.

Em geral, as cápsulas costumam ser ingeridas uma vez por dia, com água, após alguma refeição. Mas, é fundamental buscar a orientação de consumo na embalagem do próprio produto. Não é necessário tomar quantidades superiores ao indicado nos produtos, com exceção de recomendações médicas e tratamentos, pois a concentração de cada composto é a ideal para manter o seu organismo em funcionamento, de acordo com o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, que se baseia principalmente na função de cada vitamina.

 

Onde comprar vitaminas ?

Hoje em dia, o consumo de vitaminas não é mais visto como um luxo, mas sim como uma obrigação com nossa própria saúde. Por isso, aqui na Natuweb oferecemos as melhores marcas, preços, e formas de entrega do mercado!

Não falta mais nada para que você comece já a sua suplementação. Veja mais sobre as nossas vitaminas e descubra quais são as mais indicadas para você!