Minha Sacola
Sacola Vazia

Ômega 3

Filtrar

A suplementação do Ômega 3 é fundamental para manter o corpo saudável e prevenir doenças. Confira abaixo informações como: o que é, para que serve, quais são os alimentos e suplementos que contêm Ômega 3, contraindicações, entre outros.

 

O que é Ômega 3 ?

Esse elemento é considerado uma gordura boa composta por ALA, EPA e DHA - todas essas siglas são explicadas mais abaixo. Esses ácidos são essenciais para o corpo humano, principalmente para a saúde neurológica e cardiovascular. Porém, eles não são produzidos pelo organismo. Como é difícil obter a quantidade necessária através da alimentação, o mais indicado é optar pela suplementação para garantir que os níveis de Omega 3 estejam sempre em equilíbrio no organismo.

Os ácidos já citados anteriormente estão dispostos com seus nomes científicos a seguir:

  • ALA: alfa-linolênico;
  • EPA: ácido eicosapentaenoico;
  • DHA: ácido docosa-hexaenoico.
 

Para que serve o Ômega 3 ?

Para as pessoas de mais idade, o Ômega 3 é fundamental na ajuda contra inflamações. Além disso, o suplemento oferece muitos benefícios ao cérebro e à parte cognitiva. Outro uso importante para essa vitamina é em relação aos olhos, na retina, na região da mácula e em casos de ressecamento do olho.

O suplemento é importante em todas as idades. Quando bebês, adultos ou idosos, as pessoas devem ter uma quantidade considerável desse elemento em seu corpo, para evitar doenças, e ter sempre a memória, concentração e disposição necessárias no dia a dia.

 

Ômega 3 Benefícios

Os benefícios são muitos e, ao decorrer do texto, vários são citados, mas neste tópico, alguns deles foram separados. Com tantas vantagens, é imprescindível tomar o suplemento e garantir a saúde ao longo dos anos. Benefícios do Ômega 3:

● Auxilia o sistema imunológico;

● É responsável pela formação da membrana celular;

● Mantém a pele em ótimo estado;

● Oferece energia;

● Eficiente em combater inflamações;

● Auxilia na comunicação das células nervosas;

● Tem o poder de reduzir a gordura nas artérias;

● Diminui o colesterol considerado ruim.

Esses não são os únicos benefícios do suplemento, os demais estão relacionados aos neurônios, aos olhos e às células. O Ômega 3 é capaz de agir na bainha de mielina, que é uma estrutura presente no cérebro para o revestimento e proteção do sistema nervoso central. Nas informações dos produtos, é possível encontrar ainda mais benefícios proporcionados pela suplementação do Ômega 3. É importante ler todas as características disponíveis para ter um conhecimento completo sobre o produto.

 

De onde é possível adquirir Ômega 3 ?

Para adquiri-lo, existem duas possibilidades: os alimentos e os suplementos. Para conseguir a quantidade certa por dia, através da alimentação, é preciso ter cuidado e buscar um nutricionista, ou médico especialista, que indicará uma dieta segura. Saiba onde encontrar o ômega 3 na lista que separamos abaixo:

Alimentos

Esse é um produto muito indicado para as pessoas que são veganas, pois, não se encontra apenas em peixes e sardinhas, mas também está presente em alimentos como a chia, e a linhaça. Em cada um dos alimentos, a quantidade desse elemento importante é variada. Em uma mesma porção, existem diferentes gramas de Ômega 3:

● Sardinha;

● Atum;

● Peixes;

● Chia;

● Linhaça (uma das plantas utilizadas para a produção de suplementos);

● Folhas de cor verde escuro.

Fáceis de serem encontrados, os itens dessa lista são importantes componentes de uma alimentação saudável.

 

Suplementos

Os suplementos que contém esse elemento também são vários. Podendo ser de origem animal, ou encontrados nas versões veganas, por essa razão é importante atentar-se às especificações do produto. Além disso, é sempre importante conferir se o produto é livre de metais pesados, para que o consumo seja seguro e benéfico.

Todos esses suplementos estão disponíveis aqui na Natuweb. Alguns deles são enriquecidos com outros nutrientes essenciais para o corpo humano.

 

Riscos e Contraindicações do Ômega 3

Os riscos e contraindicações estão relacionados aos ingredientes. O produto vegano, por exemplo, contém elementos diferentes do Ômega 3 tradicional, já que os produtos veganos não são de origem animal. Dessa forma, é preciso ler a bula do suplemento - basta procurar pela descrição dos produtos no site.

O principal ingrediente do Ômega 3 tradicional é óleo de peixe e a cápsula é feita de gelatina bovina e água. Em casos de alergia a algum desses ingredientes, a opção vegana também pode ser a solução.

 

Como tomar Ômega 3 ?

O modo de uso varia de acordo com cada fabricante, visando sempre o consumo seguro e devidamente baseado nas recomendações do Ministério da Saúde. Por isso, disponibilizamos as indicações de consumo de cada produto.

Lembrando que a opinião de um médico ou nutricionista é sempre indicada para a utilização adequada da suplementação.