Minha Sacola
Sacola Vazia

Zinco

Filtrar

O zinco é um mineral fundamental para o funcionamento adequado do organismo, principalmente por estar presente em diversas reações metabólicas. Desse modo, o déficit de zinco no organismo pode provocar uma série de problemas de saúde, por isso é essencial manter a quantidade de zinco adequada no organismo. Veja mais informações sobre o zinco a seguir.

O que é o Zinco?

O Zinco é um mineral, que se distribui por todo o organismo humano, com pequenas concentrações de 1,5 gramas a 2,5g, atuantes em cerca de 300 reações químicas distintas no corpo. Um dos principais destaques do zinco é a sua participação na síntese e degradação de carboidratos, gorduras e proteínas presentes no organismo.

 

Para que serve o Zinco?

O zinco serve para controlar possíveis alterações no sistema imunológico e na produção de hormônios. Sendo assim, caso o mineral não esteja em sua quantidade correta, o corpo poderá sofrer com alterações hormonais e imunológicas.

 

Fortalece o sistema imunológico

Um de seus principais benefícios se dá pelo fortalecimento do sistema imunológico através da suplementação ou alimentação correta, diminuindo as chances de contrair gripe, ou infecções, por exemplo. Isso ocorre porque o zinco traz consigo uma resposta imunológica mais rápida.

Cabelo e pele

As proteínas sintetizadas pelo Zinco estão presentes na pele, e caso o corpo estiver em falta do mineral podem ocorrer certas complicações, como por exemplo a pele oleosa e acneica, que conta com cicatrizes provenientes da aparição em massa de acne.

O Zinco consegue realizar a diminuição de inflamação feita pelas espinhas que geram lesões localizadas, além de dar um aspecto melhor para a pele do rosto e cuidar corretamente da cicatrização.

Esse mineral é o principal responsável por agir na renovação celular, e dar um auxílio direto para que haja a metabolização de vitaminas e proteínas que trabalham no crescimento do fio capilar, e caso haja a falta do mineral no organismo humano será nítido um enfraquecimento gradual do cabelo, além de estarem mais quebradiços.

Crescimento e Desenvolvimento

A falta de zinco no organismo pode acarretar no mal desenvolvimento do embrião, pois a ação do zinco é fundamental na formação dos órgãos do bebê.

Saúde da mulher

Normalmente, mulheres necessitam um pouco menos deste mineral do que homens, porém ainda precisam por conta da produção de óvulos, que requerem o mineral para funcionar corretamente, e assegurar que a mulher se mantenha fértil e com excelentes níveis de libido.

A dupla de hormônios estrogênio e progesterona necessitam do mineral para trabalharem corretamente e serem beneficiados pelo zinco, portanto, as mulheres que detectarem a falta do mineral no corpo poderão recorrer aos suplementos vitamínicos.

Outros benefícios do mineral

Existem outros benefícios importantes que o mineral dispõe para o bem-estar, e dentre eles estão a melhora na saúde masculina, proteção de artérias sanguíneas, impede que haja degeneração macular, auxilia na melhora do olfato e paladar, além de ser um dos principais tratamentos para a doença de Wilson (acúmulo excessivo de cobre nos órgãos).

Há ainda, outros benefícios que podem ser citados provenientes do mineral que são: melhoria com relação à sensibilidade de insulina, auxilia a armazenar devidamente nutrientes, além de trazer uma grande melhora na azia e diarreia. O zinco ainda ajuda a desenvolver corretamente o sistema nervoso e diminuir o risco de contrair o mal de Alzheimer.

Como usar o Zinco?

O uso do zinco em sua forma de suplemento pode ser feito através da ingestão de cápsulas. Seguindo sempre as orientações de consumo do fabricante do produto, ou do médico em casos mais específicos.

Complemente sua alimentação.

O mineral não é produzido pelo organismo, portanto deverá ser incrementado em uma série de alimentos que podem variar desde os de origem animal, como por exemplo: carne de boi, fígado, peito de peru, frango e carne de porco cozido ou ostras que contenham tal mineral em seus compostos.

No caso de pessoas que evitam o consumo de carne, será possível complementar a alimentação com alimentos como: sementes de abóbora, amêndoa, castanhas-do-pará, castanha de caju, amendoim, noz-pecã, feijão-branco, lentilha, soja e outros vegetais que contenham o mineral.

 

Qual o valor do Zinco?

Os preços do Zinco podem variar entre R$ 34,39 a R$ 121,80, por conta da quantidade de frascos e cápsulas contidas em seu interior, e será necessário procurar por aquele que melhor atenderá suas necessidades conforme a categoria disponível.

Zinco Quelato

A fómula de zinco quelato possui maior biodisponibilidade no organismo do que as versões inorgânicas. Dessa forma a absorção é maior, e consequentemente os resultados no organismo também.

Este mineral em forma de cápsula traz uma variedade de benefícios à saúde humana, que podem contar com maior proteção em determinadas partes do corpo, bem como reduzir a aparição de outras doenças mais graves ao longo do tempo.

 

Zinco: onde encontrar?

Será possível encontrar o zinco diretamente aqui na Natuweb e contar com os melhores produtos ofertados pelo site para combater a deficiência deste importante mineral em seu corpo. Tenha uma melhora gradual ao incluir as cápsulas em seu dia a dia.