Minha Sacola
Sacola Vazia

Açafrão - Cúrcuma

Filtrar

Cúrcuma Açafrão-da-Terra

Já muito conhecida nas competições de culinária e nos pratos feitos no Brasil e no mundo, a Cúrcuma Açafrão-da-Terra é uma raiz que vai muito além de uma especiaria e que você precisa conhecer.

Geralmente, a Cúrcuma Açafrão-da-Terra é utilizada em pó, como tempero. A raiz se popularizou no Ocidente, mas tem origem oriental. O famoso curry indiano, por exemplo, possui a cúrcuma como um de seus principais temperos.

Mas, para além dos seus usos gastronômicos, o pó de coloração amarela forte é um verdadeiro presente da natureza. De acordo com os estudos mais recentes, esse alimento possui propriedades benéficas para a saúde, e tem sido muito usado para reduzir febre, combater desconfortos gastrointestinais e até mesmo para auxiliar na redução do colesterol ruim.

Além de tudo, as pesquisas indicam que esse alimento também possui propriedades antioxidantes. Isso significa que a cúrcuma pode ser usada como um suplemento natural para quem deseja combater os sinais do envelhecimento.

Conheça a seguir em detalhes o que é a Cúrcuma Açafrão-da-Terra e para que serve. Veja todos os benefícios que essa raiz traz para a saúde, como pode ser consumida, se há algum efeito colateral e onde encontrar!

O que é a Cúrcuma ou Açafrão-da-Terra?

A Cúrcuma Açafrão-da-Terra é a raiz de uma planta cientificamente chamada de Cúrcuma longa. A planta em si, é constituída por folhas bem longas e brilhantes, ao passo que a raiz tem a coloração alaranjada, o que dá a cor ao pó de açafrão.

Essa raiz vem da mesma família que o gengibre, por isso, não é uma surpresa que ambos tenham origem na Ásia. O que a torna tão poderosa é a sua composição nutricional, que é feita de vitamina B6, vitamina C, ferro, potássio, cálcio e minerais.

Só pela quantidade de ativos, já podemos imaginar o quanto a Cúrcuma Açafrão-da-Terra pode ser considerada um suplemento completo.

Para que serve a Cúrcuma Açafrão-da-Terra?

Existem muitas serventias para a Cúrcuma Açafrão-da-Terra. O seu sabor a torna um tempero especial, que é muito usado no mundo inteiro. Por ser milenar e representar a cultura asiática, o açafrão faz parte dos remédios naturais dos povos antigos, embora suas propriedades medicinais tenham sido aplicadas ao longo dos séculos.

Atualmente, os cientistas investigam e alcançam resultados expressivos em suas pesquisas, pois demonstram que há motivos para considerarmos a Cúrcuma Açafrão-da-Terra como um remédio natural.

Quais os benefícios da Cúrcuma para a saúde?

Justamente por ser tão concentrado em nutrientes, a Cúrcuma Açafrão-da-Terra é tida como um dos suplementos mais completos. Seus benefícios vão desde o combate a acne e sintomas da TPM até promover saúde cardiovascular e ajudar contra a ansiedade e depressão.

Prevenção do envelhecimento celular

Na cúrcuma, há uma substância chamada curcumina, a qual contém propriedades antioxidantes. O que isso faz? Combate os radicais livres, que são diretamente responsáveis pela degeneração celular, evitando uma série de doenças ocasionadas pelo envelhecimento das células.

Ajuda na perda de peso

A Cúrcuma Açafrão-da-Terra é capaz de diminuir o teor de gordura corporal, porque o açafrão reduz o estresse oxidativo das células, combate processos inflamatórios e melhora a resistência à insulina no nosso organismo.

Além disso, esse alimento também é responsável pela maior liberação de adiponectina, que é uma enzima com atribuição de quebrar gorduras, isto é, as metaboliza.

Auxílio a saúde cerebral

Segundo algumas pesquisas, a curcumina pode ser utilizada como uma prevenção natural de doenças como Parkinson e Alzheimer, além de outras doenças degenerativas.

Através do efeito anti-inflamatório, a curcumina ajuda a combater a produção e ação de proteínas chamadas de beta-amiloides, que são nocivas para os nossos neurônios.

Além disso, a Cúrcuma também é responsável por uma concentração maior de neurotransmissores, os quais podem regular patologias neurológicas.

Outra ação da cúrcuma para o cérebro é o aumento de dopamina, que se trata de um neurotransmissor importantíssimo para o funcionamento cerebral.

Benefício a saúde cardiovascular

A curcumina favorece a redução de triglicerídeos e colesterol, além de prevenir a resistência insulínica. Tudo isso contribui para uma saúde cardiovascular em dia, bem como a prevenção de várias doenças relacionadas ao mau funcionamento desse sistema.

Aumento imunológico

A partir da ação antibacteriana, antioxidante e anti-inflamatória, a Cúrcuma Açafrão-da-Terra atua diretamente no sistema imunológico, de forma a aumentar a concentração de células na defesa do organismo.

Não é à toa que o açafrão é usado para prevenir e combater a gripe, que está entre as doenças virais mais comuns.

Contribui com o funcionamento intestinal

O efeito anti-inflamatório da Cúrcuma Açafrão-da-Terra também é sentido no trato gastrointestinal, o que reduz cólicas, diarreias e constipação. As substâncias presentes no suplemento também auxiliam para a produção de uma microbiota intestinal mais saudável.

Combate acne

Após tantos benefícios listados, ainda é preciso falar da acne, pois tanto o efeito antimicrobiano quanto o anti-inflamatório ajudam a reduzir esse problema. Uma vez que a acne é resultado de uma infecção que passa por um processo inflamatório, é lógico que a Cúrcuma Açafrão-da-Terra seja usada com esse fim.

Ameniza inflamações articulares

Inflamações como a artrite podem afetar a muito a qualidade de vida, além de provocarem dores intensas e limitarem os movimentos. Com a Cúrcuma Açafrão-da-Terra, é possível prevenir e reduzir processos inflamatórios em articulações, tendões, entre outras estruturas corporais.

Combate sintomas da TPM

A cúrcuma pode ser usada dias antes da TPM e da menstruação, pois sua ação auxilia os neurotransmissores a reduzirem as sensações de dor que vem das cólicas e o estresse geral. Além de tudo, diminui os níveis de cortisol, que também atuam para aumentar a dor e piorar o seu humor.

Como deve ser consumida a Cúrcuma Açafrão-da-Terra?

A Cúrcuma Açafrão-da-Terra pode ser usada como pó, através de uma infusão, e também em preparações culinárias.

Mas, para um consumo mais prático, rotineiro e na concentração certa, a melhor alternativa é o consumo da cúrcuma em cápsulas. Uma dica para obter uma melhor absorção da cúrcuma é realizar a ingestão antes das refeições.