Minha Sacola
Sacola Vazia

Coenzima Q10 Coq10

Filtrar

Conhecer a Coenzima Q10 é um dos primeiros passos para adquirir esse suplemento e garantir a saúde por longos anos. Este artigo é justamente para que os leitores e clientes da Natuweb conheçam essa molécula tão poderosa, também conhecida como Ubidecarenona.

O que é Coenzima Q10 ?

A Coenzima Q10 é uma molécula orgânica do tipo lipofílica que diminui com o passar do tempo no nosso organismo. Ela atua como cofator em reações da cadeia respiratória produtora de energia (ATP) em diferentes órgãos no nosso corpo, como: coração, cérebro e rim. Por ela existir em grande concentração no coração, a coenzima é frequentemente suplementada por pessoas que possuem doenças cardíacas.

Ela é produzida pelo nosso corpo e pode ser reposta através da ingestão de determinados alimentos, como, por exemplo, tofu, nozes, peixes gordurosos e muito mais. Mesmo que exista a produção do nosso corpo e a possibilidade de obter esse cofator através da alimentação, a suplementação pode ser uma via segura e efetiva para manter e estimular a produção de energia. 

Dessa maneira, a suplementação da Coenzima Q10 é utilizada para evitar problemas causados pela sua ausência, ou baixo teor no organismo. O seu uso é muito indicado pelos médicos.

 

Descobertas da Coenzima Q10

Essa molécula (CoQ10) ou Ubiquinona foi descoberta pela primeira vez em 1957 em mitocôndrias do coração de um bovino. No ano seguinte os cientistas conseguiram identificar que ela é uma quinona com estrutura próxima a de uma vitamina.

Com o prosseguimento das pesquisas, foi descoberta a sua função na produção energética na cadeia transportadora de elétrons, como um cofator. A coenzima Q10 participa desse transporte que possibilita a formação de ATP, que é a nossa moeda energética.

Apesar de ser produzida pelo corpo, ao envelhecer essa produção cai em até 60%. A alimentação que pode ser uma fonte dessa coenzima é ineficiente para repô-la sozinha, visto que absorvemos na alimentação só 10% do ingerido.

Dessa forma, a suplementação surge como uma alternativa natural e concentrada para repor de forma eficiente essa substância tão importante para o correto funcionamento do nosso corpo.

 

Coenzima Q10: Para que serve ?

Uma vez que a ubiquinona participa da produção de energia nas células e assim dos nossos órgãos, ela é utilizada para o combate ao cansaço. Além de ser um poderoso antioxidante por realizar um processo de eliminação de radicais livres no organismo. Para o coração, a CoQ10 é uma grande aliada, pois auxilia o fluxo sanguíneo.

Outro ponto importante da molécula é o efeito de transformar as fibras mais jovens pela influência na formação do metabolismo. Um possível efeito de proteção nas redes neurais também é uma das características da Coenzima Q10. Vale ressaltar também a importância da Coenzima em evitar que rugas e flacidez possam surgir de forma precoce.

 

Coenzima Q10: Benefícios

Esse suplemento é necessário para órgãos, como nosso cérebro, fígado, músculos, rins e coração, e como auxílio no tratamento de problemas relacionados a esses órgãos. Para saber mais sobre os benefícios desse suplemento, veja a lista a seguir:

● Anti-envelhecimento;

● Tratamento de doenças cardiovasculares;

● Controla o peso;

● Auxilia na diabetes;

● Trabalha na regeneração das células;

● Auxilia no desempenho de atividades físicas;

● Oferece energia aos músculos.

Esses são apenas alguns dos benefícios da CoQ10 no corpo humano. Outros benefícios ainda podem ser encontrados e merecem um destaque.

Durante algumas pesquisas ainda mais atuais, é possível saber também que a coenzima Q10 pode ajudar em diversos problemas específicos que não se prendem apenas em nosso corpo, mas também em nossa mente. Em um estudo feito no Irã com cerca de 69 pacientes diagnosticados com transtorno bipolar ligados a um quadro depressivo, observou-se uma melhora significativa após 8 semanas de tratamento.

 

Riscos e contradições

Mulheres grávidas, lactantes, e crianças, não devem fazer uso da Coenzima Q10 sem a indicação e acompanhamento de um médico ou nutricionista. Além disso, é necessário atentar-se para os componentes de cada fórmula, para não correr o risco de utilizar ingredientes que possam ocasionar alergia. Contudo, pessoas que não se encaixam nesses grupos podem, sem problema, consumir a Coenzima Q10 de forma suplementada.

 

Coenzima Q10 e a Tabela nutricional

A tabela nutricional da Coenzima Q10 oferece informações importantes como a composição, os benefícios e sugestões de como tomar, já estabelecidas por seus fabricantes, visando a segurança no uso de acordo com as indicações do Ministério da Saúde.

 

Onde comprar a Coenzima Q10 ?

Na Natuweb é possível encontrar diversas versões da Coenzima Q10, pensando nas diferentes necessidades de consumo. Não perca tempo! Escolha a sua versão o mais rápido possível!

 

Quer saber mais sobre a Coenzima Q10? Conheça em nosso artigo completo - Saiba Tudo Sobre Coenzima Q10