Alimentos Low Carb
Dieta - Low Carb
Dos diversos tipos de dieta existentes hoje, a dieta - low carb é uma que tem crescido bastante em número de adeptos.
Diferente de muitos outros tipos de dieta, a low carb é uma opção interessante para quem deseja emagrecer de forma saudável, através de uma dieta que não traga prejuízos à saúde e forneça ao organismo os nutrientes necessários para um bom funcionamento.
O que é uma Dieta Low Carb?
Para entender a dieta - low carb, o “low” vem do inglês que significa baixo, em tradução literal, e carb de carboidratos, ou seja, ela é baseada na baixa ingestão de alimentos ricos em carboidratos.
Os carboidratos são um dos grandes responsáveis por permitir o funcionamento das células, pois são fornecedores de glicose, um tipo de açúcar, que fornece à célula energia para realizar as suas funções.
Consumir de forma inadequada e desenfreada pode levar a um acúmulo desses açúcares no corpo, pois nosso organismo não é capaz de gastar toda a energia de grandes quantidades de carboidratos consumidas, e esse acúmulo é transformado e armazenado em forma de gorduras, o que leva assim ao aumento do peso.
Assim, a dieta - low carb visa a diminuição do acúmulo dessas gorduras geradas pelo carboidrato, o que leva a perda de peso.
Como funciona a Dieta low Carb?
Como mencionado, na dieta - low carb existe a diminuição ou a total eliminação da ingestão de carboidratos, para isso, é preciso cortar ou diminuir alimentos como: pães, tapioca, bolos, massa, doces, entre outros.
Em contrapartida, existe o aumento em outros tipos de alimentos, como as proteínas, ovos, carnes brancas e vermelhas, verduras e gorduras boas, o que fornece ao organismo a energia necessária para realizar as suas funções.
Quais os benefícios de se realizar uma Dieta - low Carb
Além da perda de peso, que é a principal procura para quem deseja realizar essa dieta, ela também é indicada para diversos outros fins, como controle da diabetes, tratamento de hipertensão arterial, colesterol alto e redução de gordura abdominal.
Ela também é muito eficiente na promoção da saciedade, diminuição dos níveis de açúcar no sangue, aumento de massa muscular e outros benefícios que você pode conferir logo abaixo.
Controle da fome
A dieta é baseada principalmente em alimentos que dão uma sensação de saciedade que dura por mais tempo. Assim, o ideal é que sejam realizadas pequenas refeições entre as 3 principais do dia, com alimentos que perdurem essa sensação de saciedade. Assim haverá um controle da fome, mesmo ao comer em pequenas quantidades.
Consequentemente, o organismo começará a criar memória de saciedade, ou seja, se acostumar e com o tempo entre as refeições, e elas tenderão a diminuir de quantidade.
Diminui colesterol
A dieta - low carb é rica em gorduras boas, advindas do azeite, das sementes, das castanhas e nozes, alimentos que são muito inseridos na dieta. Esses ajudam na diminuição do colesterol ruim, o LDL, e no aumento do HDL, colesterol bom.
Ajuda no controle da diabete
Como abordado anteriormente, os carboidratos são um dos grandes responsáveis por aumentar os níveis de açúcar no sangue, e uma dieta baseada no baixo consumo de alimentos ricos nos carboidratos ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e gordura no sangue, o que leva a um controle da diabetes.
Alguns estudos já comprovam que a dieta - low carb pode auxiliar bastante os diabéticos a manterem uma vida saudável e controlarem os níveis de açúcar no sangue.
Funcionamento do intestino
Muitos relatam que, logo ao iniciar a dieta, podem ocorrer episódios de mau funcionamento do intestino, como a prisão de ventre, pois o organismo estava acostumado com um padrão de alimentação e a mudança causa esse estranhamento.
Porém, é possível contornar a situação e continuar dentro da dieta, com o consumo de alimentos com baixo teor de carboidratos e que são bons reguladores intestinais, como: semente de chia, abacate, coco, morango e outras frutas vermelhas, grão de bico, ervilhas, linhaça, azeite de oliva e diversos outros.
Perda de peso
A perda de peso se dá pela diminuição da formação de gorduras advindas dos carboidratos e dos níveis elevados de açúcar no organismo.
Ao cortar alimentos ricos nos carboidratos, a perda de peso e de gordura acontece de forma mais acelerada que de outros tipos de dieta, além de evitar a perda de massa muscular.
Retenção de líquidos
Com o nível de açúcar, e consequentemente, o de insulina em decréscimo no organismo, os níveis de vasopressina também diminuem, esse hormônio é conhecido por proporcionar o armazenamento de água no corpo humano, pelos rins.
Logo, a diminuição da vasopressina leva a estimulação da eliminação da urina (a frequência de eliminações aumentará e diminuirá a retenção dos líquidos), rica em sódio e outros.
Como fazer a Dieta low Carb?
Primeiramente, deve-se ter noção de que é necessária uma alimentação balanceada, mesmo com a diminuição dos carboidratos. Com isso em mente, o ideal é realizar 3 grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e entre elas, realizar 2 refeições pequenas, ou lanches.
É importante salientar que as refeições devem ser com porções em quantidades que possam saciar, mas não precisam ser grandes, o que é mais importante é o que comer para aumentar o tempo de sensação de estar saciado.
Nos pequenos lanches, devem ser priorizadas as sementes, as castanhas, ovos, abacates e o coco, por exemplo. Outro alimento muito bom é o queijo, mas é necessário se atentar ao tipo. Esses alimentos também devem ser inseridos no café da manhã.
No almoço podem ser inseridas as carnes brancas e vermelhas, de preferência priorizar as carnes grelhadas, além de verduras e legumes.
Também é uma boa opção no almoço o macarrão milagroso Konjac, que é um alimento sem glúten, zero carboidrato, com baixo teor calórico e rico em fibras.
Para as sobremesas, opte sempre por algo mais natural, como frutas (melão, melancia, abacate).
Erros cometidos por quem não entende a dieta low carb
A procura por um emagrecimento rápido pode levar a realização de diversas dietas, sem saber os riscos, ou até mesmo, realizá-las de forma errada, o que pode acarretar danos para a saúde. Não é diferente para a dieta - low carb.
Alguns cuidados que se deve ter ao iniciar essa dieta, como não cortar totalmente e de forma bruta os carboidratos, pois apesar de serem grandes aliados para o ganho de peso, eles ainda assim são importantes para o funcionamento do organismo. Então, deve ser tirado aos poucos da dieta, para não ocorrerem reações adversas no corpo.
Devem diferenciar carboidratos bons e ruins, os primeiros são aqueles que dão maiores picos de liberação de insulina, normalmente doces, pois possuem alto índice glicêmico. Os bons são aqueles que estão presentes em alimentos ricos em fibras, de baixo índice glicêmico, e devem ser mantidos na dieta, porém em quantidades menores.
Não se deve realizar o consumo excessivo de gorduras. Apesar de aumentar o consumo de proteínas, devem se atentar a que tipo de carne é, evitar as processadas e os cortes que possuem mais gordura.
A Dieta Low Carb ajuda a emagrecer?
A dieta - low carb é procurada, principalmente, por quem deseja emagrecer de forma rápida e saudável, pois é uma excelente maneira de perder gordura corporal, manter massa muscular e continuar com uma excelente saúde, além de diversos outros benefícios que a dieta traz para o dia-a-dia.
Apesar de ser uma opção rápida, é necessário o balanceamento das refeições e a associação aos exercícios físicos, para se ter um resultado ainda melhor e saudável e garantir um bom processo de emagrecimento.
A dieta - low carb tem muito a oferecer para sua saúde, mas como qualquer mudança, é preciso que ela ocorra gradualmente, e sempre atento aos cuidados levantados aqui, tudo para manter sua saúde e seu bem estar!