Minha Sacola
Sacola Vazia

Vitamina C

Filtrar

Excelente aliada da nossa saúde, de modo geral, a Vitamina C sempre é sugerida durante as situações de gripes ou resfriados. Entretanto, os seus benefícios são inúmeros e vão muito além do reforço ao nosso sistema imunológico. Além de ser um bom reforço para a nossa imunidade, a Vitamina C também desempenha diferentes funções em vários tecidos do nosso corpo, e é uma grande aliada da nossa pele.
 

Vitamina C

A Vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, por conta disso deve ser consumida por alimentos que contenham esta vitamina em sua composição ou por cápsulas de suplemento.

Sua deficiência pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como anemia, fraqueza física, cansaço, sangramentos na gengiva, irritabilidade, dificuldade na cicatrização de feridas, irritação pela pele e diminui o sistema imunológico, deixando o indivíduo mais suscetível a ter gripes e resfriados recorrentes.

A Vitamina C é uma vitamina essencial para o correto funcionamento do nosso organismo e para que ele reaja de forma positiva contra inúmeras doenças, ou seja, promove saúde e bem-estar para o indivíduo.

O nosso organismo necessita de uma dose diária de 100mg a 200mg de Vitamina C, mais do que isso acaba não sendo aproveitado pelo corpo, e em seu excesso pode causar intoxicação. Quer saber mais sobre como a Vitamina C é benéfica para a nossa saúde? Aprenda tudo sobre esta vitamina tão importante para o nosso organismo.

 

O que é a Vitamina C?

A Vitamina C é definida como uma vitamina hidrossolúvel que foi descoberta em 1932. Infelizmente ela se trata de uma vitamina que não é produzida pelo nosso organismo, ou seja, ela só pode ser obtida através de alimentos que a contenham ou através de suplementos em cápsula desta vitamina.

Ela é extremamente importante para o nosso organismo, pois atua na formação de inúmeros tecidos do nosso corpo, como músculos, cartilagens, vasos sanguíneos e até mesmo no tecido ósseo devido a sua presença no colágeno. Além disso, a Vitamina C também atua para fortalecer o nosso sistema imunológico e por ter ação antioxidante, de forma que cuida também da saúde da nossa pele.

A Vitamina C deve ser consumida de forma regular, pois ajuda na absorção de ferro no intestino e se torna uma grande aliada no tratamento da anemia. Além disso, também é útil na prevenção de inúmeras doenças cardiovasculares como a aterosclerose e a hipertensão.

Diversas frutas são ricas em Vitamina C e ajudam o nosso organismo quando se tem um consumo regular, são elas: morango, laranja, limão, acerola, caju, kiwi, mamão, goiaba e manga. Há também outros alimentos, como o brócolis, couve-flor, alface e alcachofra. É importante adotar estes alimentos na dieta para se ter um consumo equilibrado e diário desta vitamina, tão importante para o nosso organismo.

 

Quais benefícios da Vitamina C ao organismo?

A vitamina C apresenta inúmeros benefícios ao nosso organismo: além de ter ação antioxidante e facilitar a cicatrização da pele, ela também melhora a circulação do sangue, combate a anemia e inúmeras outras doenças, reforça o sistema imunológico e fortalece diferentes tecidos do nosso corpo. Dentre os importantes benefícios da Vitamina C ao nosso organismo, podemos citar:

  • Reforço do sistema imunológico, através do aumento na produção de leucócitos e dos níveis de anticorpos;
  • Combate o envelhecimento da nossa pele através da sua ação antioxidante que combate radicais livres e pela estimulação da produção de colágeno;
  • Previne a anemia e melhora a absorção de ferro pelo nosso intestino;
  • Ajuda no fortalecimento do tecido ósseo também pela produção de colágeno;
  • Previne inúmeros problemas na visão, como a degeneração da retina e o risco de catarata;
  • Ajuda no combate ao estresse e no bom humor, dando mais energia ao indivíduo.

Enfim, a Vitamina C e seus diversos benefícios ao nosso organismo são extremamente importantes para a nossa rotina. Por isso, deve ser adquirida através do consumo de alimentos ricos com essa vitamina e por meio de suplementos alimentares.

Quais são os sintomas da sua ausência?

A ausência de Vitamina C pode ocasionar diferentes doenças e problemas em nosso corpo, e o principal associado com esta deficiência é o escorbuto, onde os sintomas se manifestam entre 4 a 6 meses após a falta de consumo desta vitamina e tem como principal sinal o surgimento de manchas roxas na pele.

O escorbuto infantil, também conhecido como doença de Moeller-Barlow, é uma patologia extremamente séria caracterizada por alterações cardiovasculares e crescimento ósseo prejudicado, com certas deformidades. Os principais sinais e sintomas notados pela deficiência de Vitamina C em nosso organismo são:

  • Tontura, cansaço e palidez provocados pela anemia e pela absorção deficiente de ferro;
  • Dificuldade na cicatrização das feridas, pela deficiência na produção de colágeno;
  • Manchas roxas pelo corpo;
  • Deformidades no tecido ósseo e maior risco de fratura dos ossos;
  • Queda no cabelo e enfraquecimento das unhas;
  • Inchaços pelo corpo e dores nos ossos;
  • Mobilidade ou queda dos dentes;
  • Aumenta o risco de infecções;
  • Estresse, instabilidade emocional e tristeza;

Por isso, é importante uma dieta equilibrada com os alimentos ricos em Vitamina C - ou, em certos casos, com suplemento em cápsula.

 

É necessário o consumo diário de Vitamina C?

Em média, o nosso organismo necessita de 100mg a 200mg diárias de Vitamina C para que tenha efeito em todos os benefícios do nosso corpo. Consumir além deste necessário não surtirá efeito e pode causar uma intoxicação por conta do excesso de vitamina.

A quantidade sugerida para consumo diário de Vitamina C é, em média, 75mg para as mulheres e 90mg para os homens, a partir dos 19 anos. Claro que, em alguns casos, o indivíduo irá precisar de uma dosagem maior, como por exemplo gestantes, fumantes ou pessoas que fazem uso de certos fármacos que prejudicam a absorção de ferro no intestino.

Por conta da eliminação da Vitamina C pela urina lentamente, é necessário fazer um consumo diário desta vitamina de forma que se respeite a dose máxima indicada. Caso a quantidade necessária não seja alcançada por meio de uma boa alimentação, é indicado fazer uso de suplementos em cápsula.

Como consumir de forma saudável?

O consumo saudável de Vitamina C se dá através de uma dieta rica em alimentos que apresentam esta vitamina em sua composição, ou por meio de suplementos em cápsula! Quando necessário, os suplementos de Vitamina C em cápsula são extremamente úteis para garantir a correta dosagem e absorção em nosso organismo.

 

Vitamina C: Onde comprar os melhores suplementos?

Fica evidente que a Vitamina C tem uma grande importância dentro do nosso organismo, além de apresentar uma série de benefícios para o nosso corpo. Justamente por isso, ela deve ser implementada em nossa rotina através de uma boa dieta ou por complementos alimentares.

Aqui na NatuWeb trabalhamos com as melhores marcas de suplemento no mercado! Em nosso site, você encontra a Vitamina C com condições de entrega e preços extremamente especiais. Está esperando o que? Garanta a sua saúde com suplementação de qualidade!

Por fim, a Vitamina C apresenta inúmeros benefícios ao nosso corpo: além de ser extremamente importante para o funcionamento do sistema imunológico e na formação de inúmeros tecidos do nosso corpo, ela também previne diversas doenças e é responsável pela saúde da nossa pele. Conte com a nossa equipe e se mantenha saudável com os nossos suplementos vitamínicos de Vitamina C!