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Complexo B

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Apesar de serem bastante faladas, poucos conhecem os reais benefícios que as vitaminas do complexo B proporcionam à saúde, e as consequências relacionadas ao déficit dessas vitaminas no organismo.

Esse tipo de vitamina não é sintetizado naturalmente pelo corpo humano, portanto só é possível obtê-la através da alimentação ou suplementação. Porém, em um ritmo de vida tão acelerado, é cada vez mais comum que as pessoas negligenciem aspectos fundamentais da própria dieta

A ausência de vitaminas complexo B no organismo pode causar sintomas que, a princípio, podem não ser associados com má alimentação, como o cansaço em excesso e a irritabilidade. É importante notar que cada vitamina complexo B exerce uma ação específica para que todo o corpo se mantenha equilibrado.

 

 

O que são Vitaminas Complexo B?

As vitaminas complexo B são compostos orgânicos que o corpo humano não é capaz de sintetizar. Por isso, uma pessoa não tem acesso a esses nutrientes sem que seja de uma fonte externa. No caso do complexo B, essa fonte provém principalmente de vegetais e proteínas.

Uma característica dessas vitaminas é que são hidrossolúveis, isto é, se dissolvem em água. O corpo humano não é capaz de reter grandes volumes desses compostos no organismo. Logo, a ingestão diária do complexo B é essencial para a saúde humana.

Vegetais, frutas e carnes fazem parte dos alimentos que possuem boas concentrações de vitamina B. Já que se tratam de alimentos perecíveis, a quantidade do nutriente presente em cada um pode variar conforme as condições do tempo, armazenamento e até mesmo preparo.

 

Complexo B: para que servem?

As vitaminas do complexo B trabalham a glicose dentro das células, além de auxiliar no prolongamento da vida das mesmas. Também atuam na recuperação da pele, o que tem como consequência o retardo do envelhecimento. Por fim, maximizam o funcionamento do sistema imunológico.

Esses benefícios acontecem porque as vitaminas do complexo B são coenzimas  (substâncias necessárias para o bom funcionamento de certas enzimas), sendo assim agem como verdadeiras pontes nutricionais no organismo, que desencadeiam uma série de ações necessárias no metabolismo. Essas coenzimas têm extrema importância na produção de energia do corpo.

Essas vitaminas fazem parte do processo da conversão de carboidratos em energia e da metabolização de proteínas e gorduras. Sem as vitaminas do complexo B, não é possível obter todos os benefícios nutricionais dos alimentos.

Não à toa, a suplementação com vitamina B é indicada como parte de tratamentos de depressão, ansiedade e estafa (cansaço físico anormal). Além disso, o complexo B também é utilizado para melhorar a imunidade do corpo.

 

Complexo B engorda?

Não existem estudos conclusivos quanto a essa questão. As vitaminas do complexo B não possuem valor calórico significativo a ponto de causar ganho de peso. O que acontece, na maioria dos casos em que as pessoas ingerem essas vitaminas, é o ganho de apetite. Mas, não de maneira exagerada.

É comum que pessoas cujos organismos estão em falta desse nutriente tenham pouca vontade de comer. Uma vez que acrescentam as vitaminas complexo B em suas rotinas, o apetite simplesmente volta ao normal. Afinal, esse composto age no metabolismo e na produção de energia.

 

Quais os tipos de Vitaminas Complexo B?

O nome “complexo” não existe à toa. É uma verdadeira formação de vitaminas, isto é, coenzimas, diversas. Cada uma delas possui sua composição e, por isso, exerce uma função específica no organismo. As mais procuradas são as vitaminas B7 e B12.

B1 (Tiamina)

A utilidade coenzimática da tiamina é a responsável pela quebra de glicose dos alimentos, que é posteriormente convertida em energia pelas células. Sua ausência acarreta em várias consequências, dentre as quais: falta de apetite, fraqueza, inchaço nas pernas e pés, sonolência, falta de memória e dificuldade de concentração.

Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: levedura de cerveja, gérmen de trigo e sementes de girassol.

B2 (Riboflavina)

Essa vitamina do complexo B atua majoritariamente na produção e manutenção de sangue no corpo. Por isso, um organismo sem ausência de vitamina B2 possui ótima capacidade de cicatrização de feridas. Ela está presente em alimentos como vegetais verde-escuro, peixes, carnes, ovos, leite e derivados, e fígado.

Também está ligada com a saúde da visão e do sistema nervoso. Por isso é utilizada para prevenir e diminuir a frequência e intensidade de dores de cabeça. Por ser enzimática, a riboflavina também atua na síntese de proteínas e gordura.

B3 (Niacina)

Essa vitamina complexo B, hidrossolúvel como as outras, é conhecida por atuar na proteína G, cuja função é transmitir sinais para hormônios e neurotransmissores no organismo. A proteína G é constantemente ativa, por isso deve ser “alimentada” com niacina.

Outra função fundamental da vitamina B3 é a sua participação no desenvolvimento da serotonina. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a serotonina atua na regulação do humor, sono, apetite, preservação da memória, entre outros benefícios essenciais para uma vida saudável e feliz. Encontramos a niacina em alimentos como o frango, peixes e o amendoim.

B5 (Ácido pantotênico)

O ácido pantotênico é um dos responsáveis pela produção de hemácias. Isso influi inclusive no controle do colesterol. Mas, um uso mais específico dessa vitamina é o equilíbrio de hormônios em todo o organismo. Outro benefício dessa vitamina é o controle da acne, com a melhora geral da pele e dos cabelos. Além disso, auxilia na diminuição do stress. O ácido pantotênico é encontrado no abacate e no queijo

B6 (Piridoxina)

A piridoxina funciona para que os músculos possam reter o glicogênio em seu interior. Também é mais um exemplo das vitaminas complexo B que fazem a quebra das proteínas e gorduras no organismo. É essencial para a imunidade, manutenção cardiovascular e tratamento de inflamações nas articulações. É possível ingerir a vitamina B6 a partir da banana, batata e do salmão.

B7 (Biotina)

Uma das vitaminas do complexo B que merece destaque é a biotina, pois ela atua no fortalecimento dos cabelos, combatendo a queda, além de manter a saúde da pele, e estimular o crescimento das unhas.

A B7 também está diretamente relacionada ao aumento da energia no corpo, por isso é extremamente procurada como fonte suplementar por atletas e pessoas que praticam esportes e atividades físicas habitualmente.

A biotina também serve para equilibrar a glicose sanguínea, bem como os níveis de colesterol e triglicerídeos. Ademais, auxilia na manutenção e crescimento dos tecidos musculares. Por fim, ajuda a manter a tireoide em funcionamento.

B9 (Ácido fólico)

Assim como as outras vitaminas do complexo B, é necessário ter nutrição diária com ácido fólico. A vitamina B9 é reconhecida como um agente de melhora do organismo inteiro. Sua ingestão melhora a aparência de unhas, pele e cabelos. Também atua no sistema imunológico e previne a anemia.

B12 (Cobalamina)

A cobalamina é mais facilmente encontrada em alimentos de origem animal. Além disso, não está presente em muitos vegetais. Logo, a sua suplementação é vital especialmente para os vegetarianos e veganos. Não à toa, a vitamina B12 é tão procurada.

Ao ingerir a vitamina B12, os sistemas nervoso e digestivo podem receber uma considerável melhora, especialmente pelo auxílio do funcionamento adequado da medula óssea e intestino.

Essa vitamina em específico possui um leque amplo de benefícios ao corpo. Para começar, promove boa qualidade de sono, o que gera aumento da disposição física e mental, além de melhorar o humor e concentração para atividades intelectuais. O tecido muscular recebe maior força, bem como o sistema imunológico. Finalmente, protege o sistema cardíaco e atua na fertilidade masculina. 

 

Como usar as Vitaminas do Complexo B?

Em geral, a incorporação de vitaminas complexo B à rotina é muito bem-vinda, pois são polivalentes e ricas em benefícios.

As vitaminas são encontradas em formato de cápsula, mas jamais devem ser confundidas com remédios. São componentes orgânicos, naturais, cuja função é completar a falta de nutrientes que nem sempre são obtidos somente com alimentação.

Recomenda-se a ingestão das cápsulas sempre acompanhadas de um líquido, que pode ser água. As indicações de consumo estão presentes no rótulo do produto, e sempre devem ser seguidas.

Como escolher a melhor Vitamina do Complexo B?

Cada vitamina do complexo B é atrelada a uma função específica do corpo, embora todas sejam associadas com o fortalecimento geral do organismo. Todas auxiliam de alguma forma na firmeza da pele, das unhas e dos cabelos, por exemplo.

Porém, algumas são mais indicadas para controle hormonal e outras mais para a saúde dos músculos. Portanto, é importante consultar o médico e realizar exames para determinar qual vitamina é a mais adequada.

 

Vitaminas do Complexo B: Onde comprar?

Devido a gama de vantagens que o complexo B oferece ao ser incorporado na rotina, seu uso é cada vez mais recorrente e popular. Afinal, os comprimidos são de fácil ingestão diária e promovem melhoras significativas no corpo inteiro.

Em razão dessa demanda o número de opções de suplementos do complexo B é quase ilimitado na internet e nas lojas. Porém, infelizmente isso também traz como consequência a disseminação de produtos e marcas não confiáveis. Logo, é preciso encontrar um lugar onde há garantia de vitaminas do complexo B reais, de qualidade. Por isso aqui na Natuweb  trabalhamos com as melhores marcas, pensando sempre no bem-estar de todas as pessoas que desejam cuidar da própria saúde.

As vitaminas complexo B são comprovadas cientificamente como nutrientes essenciais para a saúde de todo o corpo, pois atuam em todos os sistemas. A falta dessas vitaminas acarreta em deficiências no organismo que podem levar ao aparecimento de doenças. Na maioria dos casos, a alimentação somente não consegue suprir o corpo com todos esses compostos benéficos. Por isso, aqui você pode encontrar as vitaminas do complexo B isoladas, e também reunidas em compostos, podendo optar por aquilo que melhor atende a necessidade do seu organismo.