Minha Sacola
Sacola Vazia

Alfarroba

Filtrar

Alfarroba - e os chocolates feitos com ela - ganharam grande destaque por serem uma alternativa interessante, benéfica e mais saudável do que o chocolate tradicional e demais alimentos feitos com cacau em pó. Por isso, é muito importante que você saiba tudo sobre as propriedades e benefícios, para conhecer mais sobre esse alimento que irá melhorar muito sua saúde.
 

O que é alfarroba?

Alfarroba (Ceratonia siliqua L.) é um tipo de alimento como as leguminosas arbóreas tropicais. Da Alfarrobeira você tem uma vagem, comparada com o feijão, de mesmo tom marrom e sabor doce. Ela é riquíssima em fibras e minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo e eliminam condições propícias a doenças, como colesterol alto, por exemplo.

Em estudos feitos só com a alfarroba em pó - muito usada para preparar barrinhas - já é possível encontrar uma diversidade de componentes, como carboidratos especiais (76,6%), fibras (5,68), proteínas (4,79%) e também, é importante destacar que é pobre em lipídios (somente 0,48%).

Com relação ao teor de minerais analisado, ainda encontra a presença de Potássio (K) Cobre (Cu),Ferro (Fe) e Manganês (Mn), os quais suprem mais de 20% das chamadas DRIs, que são os níveis nutricionais recomendados para um adulto saudável ingerir.

 

Para que serve alfarroba?

A alfarroba serve como alimento, suplementação ou componente em diversas receitas. Contudo sua maior qualidade está na capacidade de ser um substituto do cacau ou do chocolate.

É rica em antioxidantes, especialmente polifenóis, e seu sabor é bem semelhante ao cacau, o que será mais profundamente explorado abaixo. Além disso, possui calorias baixas e uma poderosa fonte de fibras, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio.

O formato mais acessível para poder consumir a alfarroba é na forma de alimentos nutricionais, como é o caso das barrinhas e alfarroba com creme de avelã, disponíveis na Natuweb.

Para todos estes alimentos, utiliza-se a alfarroba em pó que, por sua vez, conta como ingrediente principal em receitas que tradicionalmente são feitas com chocolate, como as que encontramos nos supermercados.

Qual a origem da alfarroba?

A alfarroba, originalmente do árabe al karrub, que significa vagem, é proveniente da Alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.) uma árvore muito rústica cultivada na região mediterrânica, o que lhe confere resistência à seca, e adaptações necessárias para sobreviver em regiões de solos muito pobres.

Ela tem o formato de uma vagem entre 10 a 17cm de comprimento, por 2 a 3cm de largura, e com capacidade de ofertar de 10 a 17 sementes.

Estas sementes são retiradas e aproveitadas como aditivo natural, seja como substância estabilizante, que mantém a estabilidade dos alimentos, assim como os conservantes fazem, seja como espessante, a aumentar a viscosidade do alimento sem alterar suas propriedades. Ambas formas de aditivo natural trabalham em conjunto de forma natural e saudável na alimentação humana.

Tal qual a semente de alfarroba, a polpa também é aproveitada, quando após a secagem, passa pela trituração e torrefação, etapas que dão origem ao pó ou farinha - constitui cor e aroma idêntico ao cacau.

O que é chocolate de alfarroba?

O chocolate de alfarroba é tão somente o chocolate produzido a partir das sementes da leguminosa. O processo, como já descrevemos, consiste em transformar as sementes em um pó, o qual é utilizado para a produção do produto final como as barrinhas e cremes, assim como acontece com o cacau.

Devido ao rico valor de fibras, vitaminas e nutrientes, baixo teor calórico, e ausência de glúten e cafeína, a alfarroba torna-se uma opção muito mais saudável do que o cacau. Esses são os principais fatores que levaram a produção de um chocolate alternativo, a base de alfarroba ao invés de cacau.

Vejamos mais sobre como é possível aproveitar a alfarroba e seus benefícios em substituição ao chocolate:

Qual a diferença entre a alfarroba e o cacau

A maior diferença entre esses dois produtos usados em lanches nutricionais (barrinhas são sempre uma alternativa para quem procura hábitos mais saudáveis) é a quantidade de dois de seus componentes, além de um conter cafeína concentrada e o outro não.

Em estudos feitos para analisar o conteúdo químico de substitutos do cacau e achocolatados com fórmula, constatou-se que o cacau chega a ter 25% de gordura e grande quantidade de polissacarídeos hidrofóbicos (sinal de baixa solubilidade), ao passo que a alfarroba possui somente 0,7%.

Sua composição, nesse ponto, demonstra ser rica em carboidratos de baixo peso molecular, o que proporciona boa solubilidade ao ser digerido, uma vez que é uma fibra alimentar incrível.

Em face disto, o cacau também concentra 5% de açúcar em sua composição, enquanto a alfarroba não possui adição de açúcares (apenas 0,9g) e tem um baixo nível glicêmico.

Sendo assim, podemos perceber que a grande vantagem da alfarroba em comparação com o cacau e achocolatados, é o fato de não possuir elementos estimulantes, mas que são antinutricionais, como a cafeína e a teobromina. Além de tudo isso, a alfarroba ou alimentos com sua base possuem baixo custo em relação ao cacau.

Alimentos com alfarroba que substituem o chocolate

Confira os alimentos à base de alfarroba vendidos pela NatuWeb que você pode incluir na sua alimentação diária, em substituição ao chocolate:

Barrinhas Alfarroba com Coco

A Barrinha de Alfarroba com Coco da Carob House, proporciona um lanche delicioso, além de garantir a boa ingestão de fibras que auxiliam na eliminação do colesterol e contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Tablete Alfarroba com Castanha de Caju

O Tablete de Alfarroba com Castanha de Caju da Carob House, confere gosto impressionante da castanha com o adocicado da alfarroba na medida certa para a sua saúde.

Essa combinação, fornece ao organismo uma excelente quantidade de gorduras boas, presentes na castanha de caju, que é um alimento bastante recomendado para controlar as taxas de colesterol e levar minerais para o fortalecimento dos ossos, músculos e o sistema imunológico.

Alfarroba em Barra

A Alfarroba em Barra é uma originalidade da Carob House, para diversificar sua alimentação natural e a base de fibras. Uma das vantagens da barra é controlar o apetite e o colesterol e ainda sentir todo o sabor marcante da alfarroba.

Possui aspecto marrom escuro e sabor adocicado, o que favorece ainda mais o consumo alternativo a outras barras do mercado que não fornecem os mesmos valores nutricionais.

Alfarroba com Creme de Avelã

A Alfarroba com Creme de Avelã, também da linha Carob House, traz o valor nutritivo necessário e também o prazer de consumir um alimento saboroso. A dica é combinar o creme com pães, bolos, frutas e tapioca - opções de café da manhã e lanche da tarde que não faltam no cardápio dos brasileiros.

Alfarroba com Cranberry

As barrinhas de Alfarroba com Cranberry fornecem muitos antioxidantes naturais, sabor especial. O cranberry juntamente com a alfarroba vão manter sua alimentação adequada e seu intestino funcionando perfeitamente bem!

 

Quais as vitaminas da alfarroba?

A alfarroba é rica nestes nutrientes e vitaminas:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B (B6);
  • Zinco;
  • Cálcio;
  • Manganês;
  • Cobre;
  • Potássio;
  • Proteína;
  • Ferro;
  • Açúcares naturais.

Portanto, com todos esses componentes nutricionais, a alfarroba é um produto indicado para todas as faixas etárias, até pelo fato de conter baixíssimos níveis de gorduras.

5 benefícios da alfarroba

Com alto valor nutricional, o que chama a atenção na alfarroba - além de ser um potente substituto do chocolate - são estes 5 benefícios. Veja só:

Reduz o colesterol

A alfarroba é rica em vitaminas, zinco e cobre que são incríveis antioxidantes, e isso ajuda o organismo a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).

A presença natural dos chamados polifenóis - classificação de antioxidantes encontrados em vegetais, como esta leguminosa - é essencial nesse benefício. Tais antioxidantes previnem o acumulo das gorduras no sangue.

Em outras palavras, a alfarroba tem o benefício de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.

Ajuda a controlar a diabetes

As barrinhas, bem como o creme de alfarroba e avelã, possuem ainda polióis, também chamados de poliálcolos ou, simplesmente, álcool de açúcar. Ou seja, carboidratos especiais usados no lugar da sacarose (açúcar de mesa).

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, os polióis passaram por estudos que revelaram grande eficiência no combate a diabetes. Assim, são notáveis atuantes no aproveitamento da alfarroba e seus benefícios para quem precisa consumir menos alimentos adocicados.

Previne doenças cardiovasculares

Estudos realizados na Europa, demonstraram o benefício da alfarroba no tratamento de doenças cardiovasculares, por causa do seu potencial antioxidante.

A alfarroba também possui gorduras benéficas ao organismo, que reduzem os níveis de LDL no sangue e de triglicerídeos e, assim, age em combate a doenças que afetam o coração, como a aterosclerose, por exemplo.

Regula o sistema gastrointestinal

As fibras naturais da alfarroba regulam a flora e o desempenho intestinal. Além disso, a alfarroba promove uma boa digestão. Com isso, tem-se uma melhora no trânsito intestinal e ainda evita a acidez do estômago.

Boa forma

Ao contrário de alimentos com estimulantes mais invasivos como a cafeína, a alfarroba tem um papel natural no corpo humano para facilitar a diminuição de inchaços e perda de peso. Por causa de suas fibras que trazem a sensação de saciedade e seu baixo valor calórico.

Você pode adquirir hoje mesmo, alimentos de alfarroba, como as barrinhas, tabletes e cremes vendidos aqui na Natuweb. São produtos 100% naturais, altamente nutritivos, ssaborosos e saudáveis, que substituem o chocolate sem perder o prazer de comer algo delicioso!