Óleo De Alho
Óleo de Alho
O óleo de alho é um óleo essencial que tem um cheiro forte e distinto. É feito a partir da maceração do alho em óleo vegetal. Tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antissépticas. Difícil imaginar que um suplemento cuja origem é um alimento tão comum em nosso dia-a-dia possa ser tão benéfico para a saúde.
Isso não deveria ser uma surpresa, pois se pararmos para pensar que o alho é um ingrediente de chás que auxiliam a tratar da gripe e desconfortos respiratórios, ficam evidentes seus benefícios.
O alho tem origem na Ásia e se popularizou no mundo inteiro. Já o óleo de alho foi estudado pelos cientistas, que identificaram todos os seus benefícios para o organismo humano. Esse óleo contém propriedades únicas, que permitem uma ação eficaz no sistema circulatório, ósseo, nervoso, dentre outros.
Conheça a seguir o que é o óleo de alho em detalhes.
O que é o Óleo de Alho?
Na categoria de suplemento alimentar, o óleo de alho é um produto de fitoterapia, geralmente consumido em cápsulas. Essa substância natural possui características únicas, as quais a tornam muito benéfica para o organismo humano.
O óleo de alho contém dois compostos, chamados de bioativos: enxofre e alicina. Dentre as propriedades desses bioativos, a mais conhecida é a ação contra o colesterol.
Para que serve o Óleo de Alho?
O óleo de alho é um dos melhores suplementos naturais para serem consumidos, pois sua ação é vasta, pois vários sistemas do corpo humano são beneficiados, assim como várias condições e até doenças são combatidas.
Podemos citar algumas ações do óleo de alho:
● Auxilia contra a acne;
● Trata micoses;
● Reduz sintomas de doenças respiratórias;
● Diminui dores de cabeça;
● Atenua dores de dente;
● Age no controle glicêmico
● Combate diarreias.
Como o óleo de alho consegue servir tantos propósitos? A resposta está em seus principais compostos, o enxofre e a alicina. Isso faz do óleo um suplemento com propriedades:
● Antibacteriana;
● Anticoagulante;
● Fibrinolítica;
● Antioxidante;
● Diurética.
Um alimento que tem diversos nutrientes, como a vitamina C, vitamina B6, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B9, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, selênio, zinco, enxofre, ferro, potássio, sódio e cromo.
Benefícios do Óleo de Alho para saúde
Com seus princípios ativos, responsáveis por tantos benefícios, vale a pena elencar um por um para mostrar o quanto o óleo de alho pode fazer diferença no combate de doenças e na conquista do bem-estar.
Melhorias para memória
Aqui entra a propriedade antioxidante. Consumido constantemente, o óleo de alho é capaz de proteger as células cerebrais e atuar na manutenção de neurônios. A consequência disso é uma cognição mais apurada e uma memória fortalecida.
Com isso, a aprendizagem se torna um processo cada vez mais fácil e natural. Além de tudo, alguns estudos identificaram o óleo de alho como uma prevenção natural contra o Alzheimer.
Prevenção contra o envelhecimento celular
Potencialmente, o óleo de alho pode combater os radicais livres. Ele possui três ações:
● Anti-inflamatória;
● Imunomoduladora;
● Imunoestimulante.
Além de dificultar os processos inflamatórios, este suplemento equilibra um sistema imune enfraquecido, pois estimula a produção de células de imunidade.
Em tese, o suplemento ajuda o corpo a se “equipar” biologicamente contra várias doenças imunes e contra tumores.
Cuidados com o coração
A alicina e o enxofre agem de forma combinada no óleo de alho para reduzir o LDL, que é o colesterol ruim, e simultaneamente, o HDL (colesterol bom) aumenta.
Dessa forma, o colesterol é equilibrado, o que se torna uma prevenção natural contra doenças cardíacas.
A maior parte das doenças coronárias tem origem em problemas de colesterol, que, em volume alto, podem entupir as artérias e comprometer todo o sistema cardiovascular.
Controle da pressão arterial
Esse benefício entra como consequência do anterior e uma ação extra do óleo de alho. A consequência é relacionada ao equilíbrio do colesterol, que em volume controlado não prejudica as artérias.
O óleo de alho ainda relaxa os vasos sanguíneos e promove o relaxamento das paredes vasculares. Assim, o fluxo do sangue corre normalmente e não há necessidade de o próprio organismo aumentar a pressão para manter o sangue em fluxo constante.
Fortalecimento imunológico
As cápsulas de óleo de alho causam aumento das células de defesa no organismo, o que torna o corpo capaz de combater com mais facilidade a ação de vírus e bactérias. É por isso que o óleo de alho é bom para combater gripes, doenças com origem em parasitas, micoses, entre outros.
Auxílio na perda de peso
Alguns estudos indicam que o óleo de alho é responsável por diminuir células de gordura, o que faz sentido já que é capaz de reduzir o LDL. Além disso, também foi descoberto que esse suplemento eleva a concentração de adiponectina no corpo, que é uma enzima importante para quebrar gordura e açúcar.
Em suma, o óleo promove aceleração do metabolismo e maior queima de gordura.