Minha Sacola
Sacola Vazia

Colágeno

Filtrar

O colágeno é uma proteína fundamental para a formação e sustentação da pele, das cartilagens e ossos. Sua produção pelo corpo começa a decair principalmente após os 25 anos.

Essa proteína possui uma série de funções importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, entenda o que ele é, seus benefícios e muito mais nos próximos tópicos.  A título de curiosidade, sabia que essa proteína está presente até mesmo no cristalino dos olhos ?
 

O que é Colágeno ?

O colágeno é a principal proteína de origem animal que está presente no corpo humano. Assim, ela é produzida por nosso corpo e também pode ser encontrada em alimentos de origem animal como peixes, cartilagens e ossos. É bem tradicional em algumas regiões do país a sopa de ossos, na qual se extrai o colágeno de ossos bovinos como base de canjas.

A principal função dessa proteína é dar sustentação e firmeza a diferentes estruturas e tecidos do nosso corpo. Ela possui essa função ao constituir fibras que compõem a derme, articulações e outras estruturas.

Entretanto, após os 25 anos sua síntese começa a decrescer, por isso, recomenda-se a reposição através de colágeno suplementado aliado a hábitos de vida saudáveis. Com a falta de colágeno, a pele começa a ter características como rugas, aspereza e flacidez. A partir dos 40 anos, a perda começa a ser mais significativa. Aos 80 anos, a perda dessa proteína já é de 75%.
 

Colágeno: Para que serve ?

O colágeno tem como principal função estruturar as partes do corpo como os ossos e a pele, mas ele se encontra em vários outros locais do corpo, até mesmo nos olhos. Ele tem diversas outras responsabilidades no organismo, como a estrutura dos tendões.

As doenças nas articulações podem ter seus tratamentos potencializados com o uso dessa proteína tão importante. Além disso, o colágeno tem grande responsabilidade pela saúde cardiovascular devido a sua presença nas fibras musculares do coração.

O suprimento dessa substância é indicado também para a melhora das unhas e do cabelo, visto que ela compõe a estrutura deles. Para suprir toda a perda desse composto orgânico, é indicado sua suplementação.
 

Benefícios do Colágeno

Os benefícios dessa proteína estão diretamente ligados à sustentação e manutenção da firmeza da pele, dos ossos e articulações. Aqui na Natuweb oferecemos o colágeno em cápsulas para clientes que buscam uma suplementação segura e benéfica. Confira alguns desses benefícios:

● Fortalece as unhas e cabelos;

● Mantém a pele hidratada e forte;

● Contribui para o bom funcionamento dos tendões;

● Ajuda nas articulações;

● Auxilia no combate a doenças como artrose e osteoporose.

Todos esses benefícios são obtidos ao se tomar regularmente esse composto orgânico, seguindo as orientações de modo de uso que vem no suplemento, feitas por profissionais aprovados pela ANVISA.
 

Colágeno: Tipos

Existem cerca de 12 tipos e todos eles têm suas funções específicas e importantes no organismo das pessoas. Os tipos de colágeno que são normalmente suplementados são os tipos I, II e III.

Nos próximos tópicos serão abordados as características e funções dos três principais tipos de colágenos utilizados na suplementação.

Tipo I

O colágeno tipo I é o mais comum encontrado no organismo, ele está presente em partes do corpo que precisam de mais resistência. Destaca-se que a sua suplementação ajuda na manutenção da elasticidade, firmeza, hidratação cutânea e aumento da espessura da derme. Por essas razões ele é utilizado para combater os sinais de envelhecimento precoce da pele, como a flacidez e as rugas.

Tipo II

Esse tipo é muito parecido com o anterior, até mesmo nas suas funções. Ele pode ser encontrado nos olhos e na cartilagem das articulações. Dessa forma, esse colágeno é o mais indicado para tratar doenças nas articulações. O tipo II também é um componente importante para suplementar essa proteína, assim como o tipo I.

Tipo III

O colágeno tipo III pode ser encontrado nos pulmões e no útero, além de estar em outros locais do organismo. A suplementação dos três primeiros tipos dessa proteína são grandes auxiliares para repô-la no organismo e melhorar a estrutura e flexibilidade de diferentes tecidos do corpo, assim como a manutenção desses locais.

 

Conclusão sobre os tipos de colágeno

É muito interessante pensar na suplementação como um aliado à saúde. Por causa desse fato, salientamos a importância da prescrição e orientação profissional. Assim, a suplementação desse composto orgânico pode ser potencializada através da correção de outros fatores que agravam os sinais da idade.

 

Colágeno para a Pele

O colágeno hidrolisado é o mais indicado para a pele, pois ele é processado em partículas menores para facilitar a sua absorção pelo organismo. Além disso ele aumenta a resistência dos tecidos e flexibiliza a derme. Sendo o mais adequado para a redução de rugas, flacidez e marcas de expressão.

É importante lembrar que o suplemento ingerido não irá repor tudo o que já foi perdido com o passar dos anos, mas sim diminuir a falta de colágeno no corpo gradativamente, e desacelerar a perda futura.

 

Riscos e Contraindicações do Colágeno

Não há contraindicações à suplementação do colágeno, por ser ele uma substância natural que compõe estruturas do corpo. No entanto, é recomendado ler a tabela nutricional para saber se não há outro componente que se possa provocar sensibilidade ou desencadear reações alérgicas. Por esse motivo, é essencial realizar uma leitura atenta das orientações e da tabela nutricional do suplemento para ter o conhecimento adequado sobre o produto e como usá-lo.

 

Quer saber mais sobre Colágeno? Conheça mais em nosso artigo completo - Saiba Tudo Sobre Colágeno