Minha Sacola
Sacola Vazia

Aromaterapia

Filtrar

A aromaterapia entra no hall das mais conhecidas terapias alternativas que trazem uma qualidade de vida maior. A eficácia da aromaterapia parte da diminuição dos sintomas até o alcance do bem-estar. Ao ser usada em convergência com os tratamentos da medicina tradicional, essa terapia alternativa se mostra uma aliada poderosa para melhoria da sua saúde. Confira a seguir os detalhes sobre a aromaterapia, como fazer e os seus benefícios para o corpo e mente.

 

O que é Aromaterapia?

A aromaterapia é uma prática considerada terapêutica que utiliza óleos vegetais para melhoria da saúde mental/emocional e física. Ela é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS), portanto, é baseada em conhecimentos tradicionais e usada como paliativo, complemento de tratamentos e para prevenção de doenças.

O início do uso dessa técnica remonta a antiguidade egípcia, e dessa época até os dias atuais a prática da aromaterapia saiu de um contexto místico até chegar aos status de medicina alternativa. Isso ocorreu devido ao apoio e comprovação de sua eficácia através de estudos científicos e aperfeiçoamento do método.

 

 

Óleos essenciais para a Aromaterapia: Para que Servem?

Os óleos essenciais são princípios ativos vegetais usados na aromaterapia para ativar diferentes áreas do nosso corpo e promover uma melhoria da saúde e equilíbrio mental.

Esses princípios ativos são compostos aromatizados, facilmente voláteis e possuem propriedades naturais que atuam de forma diferenciada a depender da sua composição. Eles podem ser conseguidos através de mecanismos de prensa a frio ou destilação a vapor desses tecidos vegetais.

O efeito biológico da aromaterapia se dá através dos receptores localizados no interior das narinas, que enviam a “mensagem” das propriedades de cada óleo para neurotransmissores em seu cérebro. Isso provoca efeitos fisiológicos (bem-estar físico) e também de ordem emocional.

Em consequência dessa ação comprovada e reconhecida pela Ciência e pelo Ministério da Saúde, a aromaterapia é utilizada como tratamento complementar na redução de estresse, ansiedade, melhora da concentração, prevenção de doenças entre outros usos.

 

Quais são os benefícios da Aromaterapia?

Por ser uma técnica de natureza terapêutica que atua dentro e fora do corpo, os benefícios colhidos por quem opta pela aromaterapia são diversos, como os listados a seguir:

  • Reduz os níveis de estresse;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Combate a insônia;
  • Auxilia o sistema pulmonar;
  • Ajuda em problemas de alergias respiratórias;
  • Ajuda reduzir os sintomas da TPM;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Ajuda a atenuar dores crônicas;
  • Complementa tratamentos de problemas emocionais.

Os óleos podem ter benefícios mais abrangentes ou mais específicos, a depender da composição de seus princípios ativos naturais. É importante verificar qual se adequa mais a sua necessidade.

 

Como usar óleos essenciais para a Aromaterapia?

Na aromaterapia o uso dos óleos essenciais, obtidos a partir de extratos de plantas, raízes, folhas ou frutos, pode ser realizado de diferentes modos. Porém, as principais formas de uso dos óleos são: inalação direta, difusão em ambiente, banho de imersão e massagens terapêuticas.

É importante saber que o faz a diferença na aromaterapia é a concentração de substâncias naturais presentes nos óleos essenciais. Um óleo é a forma mais adequada de obter grandes quantidades dos elementos encontrados nas matérias-primas. Em outras palavras, um óleo essencial de limão, por exemplo, é mais puro (recebe o mínimo de misturas) e eficiente do que uma água, um sabonete, um shampoo ou uma cápsula.

A maioria dos usos aplicados na aromaterapia envolve a inalação, pois além de ser uma forma prática, é o perfume de cada óleo que libera os benefícios para quem utiliza, portanto é um dos métodos mais eficaz.

Alguns óleos podem ser usados no banho, especialmente os de imersão. Outros podem ser utilizados junto com outros óleos e até mesmo cremes, que servem de condutores de óleos essenciais em uma massagem. Há, ainda, o uso dos difusores, perfeitos para propagar os óleos em todo o ambiente. Seja qual for a aplicação escolhida, é possível trazer a aromaterapia para dentro de seu lar.

 

Como usar o difusor com óleos essenciais?

O difusor é uma maneira muito simples de incluir a aromaterapia no cotidiano, de forma a colher resultados ótimos que vão impactar o bem-estar. Uma das melhores vantagens do difusor é a sua praticidade.

Para usá-lo, é preciso apenas encaixá-lo na tomada e pingar as gotas do óleo essencial no compartimento. Você pode acrescentar um pouquinho de água se quiser. O óleo se dissipa no ar pela evaporação produzida através do calor do difusor ligado. Os efeitos da aromatização perduram por até quatro horas. Após o uso, é recomendável higienizar o difusor com papel toalha ou pano úmido.

Quem pode praticar aromaterapia?

A aromaterapia não possui contraindicações. As muitas vantagens dos óleos essenciais podem ser usufruídas tanto por crianças quanto adultos. Entretanto, grávidas e pessoas que já tenham uma condição de saúde anterior devem buscar orientação médica antes de começar o tratamento.

 

Quais são os óleos essenciais?

Há uma imensa variedade de óleos essenciais, e trazem muitos benefícios em apenas um frasco. Conheça os principais óleos essenciais e suas ações para melhoria do bem-estar nos próximos tópicos.

Para que serve o óleo essencial de lavanda?

Extraído via destilação, esse é um dos óleos essenciais mais conhecidos. Alguns dos motivos que levam ele ao destaque são: fragrância floral ideal para diversos ambientes, efeito de relaxamento, melhora da qualidade do sono, capacidade cicatrizante, e redução do stress.

Para que serve o óleo essencial de laranja?

Extraído da casca e do fruto da laranja, este óleo essencial age em três frentes: fisiológica, estética e psicológica. Na primeira, é um excelente agente no processo da digestão; reduz gases, combate à azia, má-digestão e prisão de ventre.

Em segundo lugar é o benefício estético, com a produção de colágeno, firmeza da pele e redução de flacidez e celulite. Ao passo que no aspecto psicológico, é um aliado para reduzir quadros de tristeza profunda, stress e tensão.

Para que serve o óleo essencial de alecrim?

Extraído por destilação, este óleo foca na mente, especialmente na sensação de bem-estar. Seu frescor proporciona aumento da sensibilidade e ajuda a melhorar a capacidade de memória.

Para que serve o óleo essencial de cravo?

O óleo de cravo melhora o sistema imunológico, além de atuar no respiratório. É associado inclusive em tratamentos de asma e bronquite.

É um estimulante e combate a fadiga, diminuindo o cansaço, o stress e a irritação.

Para que serve o óleo essencial de copaíba?

Esse óleo extraído da planta é muito conhecido por ser um poderoso antibiótico natural. Com poderes de combate às inflamações, atua na regeneração do organismo. Ademais, é indicado para dores musculares e usado como expectorante e antisséptico.

Para que serve o óleo essencial de lemongrass?

O lemongrass é uma planta proveniente da Índia e seu óleo é extraído pelo método da destilação. Esse óleo é usado por pessoas que precisam aumentar a concentração e diminuir o stress.

Sua inalação provoca sensação de conforto e harmonia no ambiente, pois tem ação calmante no sistema nervoso central. Além do mais, o óleo essencial de lemongrass é uma espécie de desinfetante natural para os ambientes e um repelente de insetos.

Óleos essenciais: onde comprar?

Para conseguir todos esses benefícios é importante ter à disposição óleos essenciais de qualidade, com alto grau de concentração e pureza. Você encontra as melhores marcas, e variedades, aqui na Natuweb.

Aqui você obtém óleos essenciais que possuem laudo cromatográfico, atestando a pureza e qualidade dos produtos. Além de valores acessíveis e suporte antes, durante e após a compra.